terça-feira, 29 de setembro de 2015
8 eventos astronômicos que ainda vão acontecer em 2015
Faltam menos de quatro meses para o ano acabar e ainda tem muita coisa para acontecer, inclusive no céu. O ano de 2015 foi cheio de eventos astronômicos visíveis, que chamaram a atenção. Não é para menos, quem não adora observar uma superlua ou uma chuva de cometas?
Em março chegamos a ter três eventos astronômicos no mesmo dia, como mostramos em uma matéria. Se você gostou de assistir a todos esses eventos e quer ficar ligado no que anda acontecendo no espaço, melhor ficar ligado em certas datas.
Isso porque até o final do ano, outros oito eventos vão ocorrer. O primeiro deles já no final desse mês, aliás, os primeiros, já que teremos dois eventos astronômicos simultâneos. Confira esse e outros acontecimentos que você vai poder observar:
Setembro
1 – No dia 28 de setembro teremos uma superlua e um eclipse lunar total. Dessa vez, a lua vai estar ainda mais próxima da superfície da Terra, o que faz com que a visão dela seja ainda mais impressionante.
2 – O eclipse lunar poderá ser visto pelos brasileiros em todo o território nacional no dia 27 de setembro por volta das 23 horas.
Outubro
3 – Apenas três dias depois, dia 1º de outubro, os habitantes do Hemisfério Sul vão poder ver a olho nu a passagem do cometa C/2013 US10 Catalina.
4 – Já no final do mês, nos dias 21 e 22, será possível ver uma chuva de meteoros Orionídeas, produzida pelos fragmentos do famoso cometa Halley. Entre a noite do dia 21 e a manhã do dia 23, a chuva de meteoros ficará visível de locais com pouca iluminação.
5 – E não pense que para por aí! Uma superlua vai tomar conta do céu no dia 27. Essa vai ser a última superlua do ano. No dia seguinte, 28, outro evento fechará o mês.
6 – Durante a manhã, momentos antes do sol nascer, você poderá ver uma conjunção entre os planetas Vênus, Marte e Júpiter. Se você quiser vê-los, os planetas vão formar um triângulo no céu na direção leste.
Dezembro
7 – No dia 7 de dezembro haverá outra conjunção, no entanto dessa vez será entre o planeta Vênus e a Lua. O evento também vai ocorrer momentos antes do nascer do sol.
8 – Nos dias 13 e 14 de dezembro será possível ver outra chuva de meteoros, desse mês Geminídeas. Entre a noite do dia 13 e a manhã do dia 14, quando a produção de meteoros atingirá o seu pico. Assim como na chuva de meteoros Orionídeas, ela poderá ser vista de um local com pouca iluminação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário