quinta-feira, 16 de junho de 2016

8 ideias que provam que Nikola Tesla era um gênio à frente de seu tempo






Dizem que gênios são loucos e loucos são brilhantes, mas, existiu um homem na Terra que pode-se dizer que encontrou-se nesse meio termo. O seu nome é Nikola Tesla.

Esse nome muitas vezes nem sequer aparece nos livros, porém, foi de muita importância na história da ciência e da engenharia.

Sérvio de nascimento, naturalizado nos Estados Unidos, Tesla aos poucos foi mostrando sua genialidade com uma pitada de loucura em suas invenções, sob o comando de Tomas Edison. Mais tarde, depois de alguns desentendimentos entre os dois inventores, Tesla desenvolveu o sistema de corrente alternada que venceria a disputa no mercado futuramente. 

Separamos as 10 melhores ideias do cientista que provam que ele era um louco, "malvadão" e claro, um gênio.



1 - Além da bobina




Mesmo se você nunca tenha ouvido falar de Nikola Tesla, é muito provável que você já ouviu falar sobre sua bobina de Tesla (um circuito elétrico transformador ressonante) em filmes de terror antigos. Bem, além da sua bobina  absolutamente brilhante, Tesla tinha algumas outras grandes ideias que você pode não ter ouvido falar antes.





2 - Transferência de energia sem fio


Cerca de 120 anos atrás, na Feira Mundial de 1893 em Chicago, Tesla demonstrou que você pode transmitir eletricidade sem usar qualquer fio, disparando uma série de lâmpadas de fósforo em um processo que ele chamou de indução eletrodinâmica. Ele sonhou que essa tecnologia nos daria um dia o poder de disparar essa energia ao longo de grandes distâncias na atmosfera, fornecendo a energia necessária para viver confortavelmente em qualquer lugar distante. Agora, mais de um século depois, empresas como a Intel e Sony estão interessadas em aplicar a transferência de energia não radiativa para coisas como telefones celulares para que você possa carregar a bateria sem cabos de alimentação. 




3 - Tomar um banho "seco" com fogo frio


Você já pensou "Credo, chega de banho, quem me dera existir outra maneira de se limpar!" Bem, não há! Mas você pode tentar a invenção de Tesla chamada fogo frio. A Eletricidade e os germes não se misturam, então Tesla surgiu com a ideia de se livrar daqueles germes traquinas ficando de pé sobre uma placa de metal e se energizando com uma corrente rápida alternada de 2,5 milhões de volts. Devido a condutividade da pele humana, este processo realmente iá limpar seus germes e outras coisas que irão simplesmente sair do corpo, deixando você limpinho! 



4 - O Raio de Morte


Na década de 1930, Tesla teria inventado uma arma de feixe de partículas que alguns, ironicamente, chamaram de "raio da paz". O dispositivo era, em teoria, capaz de gerar um intenso feixe previsto de energia, que poderia ser utilizado para derrubar bombardeiros inimigos ou de exércitos estrangeiros, ou qualquer outra coisa que você desejasse virar pó. O chamado "raio da morte" não foi construído e os planos para o laser nunca foram encontrados após a morte de Tesla. 




5. Robótica


Tesla imaginava que, no futuro, uma raça de robôs "seria capaz de realizar o trabalhos com segurança e eficácia". Em 1898, ele apresentou um barco rádio-controlado que ele tinha inventado, que muitos creditam como "sendo o nascimento de robótica." Ele imaginou um mundo cheio de "carros inteligentes e companheiros humanos robóticos e [vários] sensores e sistemas autônomos." 


Esse barco marcou também a invenção do controle remoto e dos futuros "drones". 



6 - Controlando o tempo


Muitas pessoas ao redor do mundo sofreram por causa de catástrofes atmosféricas. Tesla surgiu com uma ideia que iria colocar a furacões e tsunamis nos livros de história. Tesla pensou que podia-se controlar a temperatura da Terra com um tipo de termostato global. Tesla pensou que, com ondas de rádio específicas, você poderia manipular o campo magnético da Terra para alcançar enormes ondas estacionárias. Estas ondas seria usadas para manipular os padrões de vento e, portanto, o tempo. Embora ele tivesse feito várias patentes, a ideia dele nunca se tornou realidade. 




7- Máquina de Terremotos


Em 1898, Tesla afirmou que ele havia construído e implantado um pequeno dispositivo oscilante que, quando era ligado a seu escritório operacional, quase balançava o edifício e tudo ao seu redor. O dispositivo pesava apenas algumas libras, mas Tesla foi capaz de ajustar o oscilador em tal frequência que cada pequena vibração adicionava apenas um pouco mais energia para a onda de flexão no prédio. Com uma pequena carga, mesmo a maior estrutura poderia ser abalada. ´Percebendo o potencial terrorista que o tal dispositivo criava, Tesla pegou um martelo e o oscilador para desativá-lo. 


8 - Lâmpada Fluorescente e Neon


A lâmpada fluorescente é um tipo de lâmpada criada por Nikola Tesla, introduzida no mercado consumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas de filamento construídas antes por seu mestre Edison, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.




http://www.misteriosdouniverso.net/2015/05/8-ideias-que-provam-que-nikola-tesla.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário