segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Existe gravidade no espaço?

Na verdade, essa história de que não existe gravidade no espaço é um mito. Ela não só existe como é reponsável por determinar a própria estrutura do espaço, como a ordem dos planetas em relação à posição do Sol e onde ficam estrelas e luas. Não há um lugar no universo onde você possa se esconder dessa força, mas a gravidade é diferente em variados lugares.
A gravidade se manifesta por meio de uma força que atrai os objetos entre si. Sua intensidade depende da distância da aproximação e da massa dos corpos em determinada situação. Quanto maior a massa do corpo (caso de um planeta), maior a força da gravidade. Mas quanto maior a distância, menor será a força da gravidade.
A ideia da não existência de gravidade no espaço existe devido a uma situação especial quando um corpo está em órbita (como é conhecida a trajetória que um corpo percorre ao redor de outro) de um determinado planeta. O exemplo mais comum é quando os astronautas estão em movimento em torno da Terra e parece que eles ficam voando, como se estivessem caindo sem nunca chegar ao chão. Eles parecem não sentir a força da gravidade. Esse tipo de fenômeno é conhecido como microgravidade. Apesar de sua existência de maneira reduzida, ela não deixa de existir como se é imaginado.
Como cada planeta tem uma massa diferente, a força da gravidade varia em cada um deles. Isso é capaz de fazer com que as pessoas tenham variados pesos caso visitem um desses lugares. Alguém com 68 quilos, por exemplo, passaria a ter cerca de 160 quilos em Júpiter, graças à sua força gravitacional ''esmagadora''. Já em Plutão o mesmo indivíduo seria bem mais leve, com pouco mais de 4,5 quilos. Em Marte (que é menor que a Terra), onde a atração gravitacional é de apenas 38% em comparação com o nosso planeta, a pessoa se sentiria com 26 quilos.
Isso acontece porque, em uma viagem espacial, o astronauta se distancia da Terra. Como a gravidade diminui à medida que a distância aumenta, ele sentirá uma força gravitacional da Terra cada vez menor. Em compensação, conforme ele se aproxima de um destino, caso de Júpiter, a influência da força gravitacional jupiteriana aumentará. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e, por isso,lá a força da gravidade é muito grande. Em Plutão, que tem uma massa pequena comparada com os outros planetas, a força da gravidade é menor.

LINK: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1627587/por-que-nao-existe-gravidade-no-espaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário